Um transponder é um dispositivo para receber e retransmitir um sinal. Normalmente, este sinal é amplificado pelo transponder e pode ser codificado ou modificado de outras maneiras. A palavra “transponder” é derivada das palavras “transmissor” e “respondedor”. Os transponders nos satélites de televisão são projetados para receber sinais das estações de uplink, amplificá-los e retransmiti-los, aproveitando a enorme linha de visão proporcionada pela altitude do satélite. O sinal é codificado para garantir que apenas os assinantes pagantes consigam acessar o sinal.
Estações de Uplink
As estações de uplink por satélite são grandes unidades de transmissão baseadas na Terra projetadas para transmitir um feixe de informações aos satélites orbitais. Eles se parecem com grandes antenas parabólicas voltadas para cima, geralmente de nove a 10 metros de diâmetro. Enquanto eles são capazes de produzir transmissões poderosas, qualquer transmissão terrestre dessas estações seria bloqueada dentro de várias centenas de quilômetros pela curvatura da Terra. Ao transmitir para satélites orbitais, eles são capazes de cobrir grandes partes de um continente com um único sinal.
Canais
A maioria dos satélites de televisão transporta 24 a 56 transponders. Cada transponder é capaz de receber, amplificar e transmitir um fluxo comprimido de dados transportando múltiplos canais. Os sistemas de satélites analógicos podem transmitir cerca de 30 canais por transponder, enquanto os sistemas digitais usam técnicas de compressão para transportar até 200 canais em um único transponder. Os transponders de televisão são projetados para retransmitir sinais recebidos em uma freqüência diferente do sinal de subida para evitar interferência.
0 Comentários