O entretenimento televisivo se tornou uma parte indispensável de nossas vidas. Seja por meio de dispositivos móveis ou televisores, as pessoas estão se envolvendo mais com o conteúdo de vídeo do que nunca. No entanto, apesar de sua importância para o crescimento dos negócios e do consumidor, poucos realmente entendem como funcionam os métodos de distribuição de conteúdo de vídeo. Qual é realmente a diferença entre direto para casa (DTH) e televisão digital terrestre (DTT) e por que você deve se preocupar?
Uma das vantagens mais significativas dos métodos de distribuição digital como DTH e DTT em relação ao analógico é a capacidade de comprimir sinais em canais, liberando assim um espectro valioso que pode ser usado para outros serviços, além da qualidade superior de áudio e vídeo.
O que é televisão digital por satélite?
A televisão digital por satélite consiste em uma rede de satélites que transmitem dados digitais. Os sinais de televisão são entregues por meio de satélites de comunicação e recebidos por antenas parabólicas e decodificadores. Ele fornece aos usuários uma variedade de canais e serviços, geralmente para áreas que não são servidas por provedores terrestres ou a cabo.A televisão por satélite, como outras comunicações transmitidas por satélite, começa com uma antena transmissora localizada em uma instalação de uplink que tem antenas parabólicas de uplink muito grandes, de 9 a 12 metros. Essas antenas são apontadas para um satélite específico com os sinais uplink transmitidos dentro de uma faixa de freqüência específica. Isso permite que um transponder sintonizado na freqüência a bordo do satélite receba o sinal e o 'retransmita' de volta à terra em uma banda de freqüência diferente para evitar interferência. De uma perspectiva técnica, isso normalmente é feito na banda C (4-8 GHz) ou na banda Ku (12-18 GHz) ou em ambas.
O receptor de satélite (como os encontrados nas residências) demodula e converte os sinais para a forma desejada, como áudio (música), vídeo (televisão), dados (acesso à Internet) e assim por diante. A área de cobertura de tal rede DTH é determinada pela pegada do satélite específico que está sendo usado. Felizmente, isso normalmente é grande o suficiente para cobrir partes significativas de continentes ou regiões.
Com os serviços DTH, os clientes podem visualizar e ouvir conteúdo em alta definição e ainda podem personalizar seu buquê de serviços do provedor. Embora o nível de programação dependa do provedor de TV por satélite, ele oferece um nível de flexibilidade nunca antes visto no mundo analógico.
O que é televisão digital terrestre?
A DTT utiliza antenas convencionais (ou antenas) em vez de antenas. Embora a transmissão de frequências de rádio por ondas aéreas seja semelhante à da televisão analógica, a maior diferença é que os transmissores multiplex permitem a recepção de vários canais em uma única faixa de frequência.A DTT é recebida por meio de um conversor digital, ou dispositivo receptor integrado, que decodifica o sinal recebido por meio de uma antena aérea padrão. Esta é a causa que atraiu a maior controvérsia, especialmente em vários países que ainda estão migrando para um ambiente de transmissão DTT.
O objetivo do sinal terrestre digital é substituir as transmissões analógicas.
Ao contrário dos satélites, as redes DTT são compostas por vários transmissores terrestres, cada um cobrindo áreas com vários quilômetros a partir do transmissor. A área de cobertura dependerá potência do transmissor, da altura das torres transmissoras e dos obstáculos físicos.